Participamos do

Reajuste de 3% para servidores públicos do Ceará é aprovado

O reajuste levou em conta o IPCA, medidor da inflação, que em 2017 fechou em 2,95%
18:21 | Mar. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A mensagem do Executivo que reajusta o salário dos servidores públicos estaduais em 3% foi aprovada na Assembleia Legislativa em regime de urgência, na última quinta-feira, 1º de março. O reajuste levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor da inflação, que em 2017 fechou em 2,95%.

Na mensagem, o governador Camilo Santana destaca que o reajuste segue uma política financeira responsável e observa as “limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal”. Para ele, reajuste de 3% é uma “a proposta de recomposição da remuneração dos servidores condizente com as possibilidades financeiras do Tesouro Estadual”.

O Estado conta com 80 mil servidores inativos (incluindo pensionistas) e 56 mil ativos. Em 2018, segundo a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o reajuste de 3% terá impacto superior a R$ 717 milhões na folha de pagamento estadual em relação ao ano passado.

O secretário estadual do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, diz que o reajuste linear de 3% é razoável, levando em contas que alguns estados e municípios brasileiros não conseguiram até o momento sequer saldar o 13° salário dos servidores. “Além disso, precisamos observar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, afirma.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente