PUBLICIDADE
Economia
Ranking do Decon

Oi é a empresa com maior número de reclamações dos consumidores cearenses

Foram 346 reclamações de um total de 24.593 em 2017. A Telemar Norte Leste S/A, também empresa da Oi, aparece em segundo lugar, com 344 reclamações. Ambas somam número de 690

20:01 | 12/03/2018

Atualizada em 13/03/18, às 10:14 

A Oi Móvel S/A lidera o ranking de reclamações no Ceará em 2017, de acordo com portaria do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), divulgado nesta segunda-feira, 12. Foram 346 reclamações de um total de 24.593.

Em segundo lugar aparece a Telemar Norte Leste S/A, que é companhia ligada a Oi, com o número de 344 reclamações não resolvidas. Ao todo, as duas empresas contabilizam 690 reclamações.

Outra companhia de telefonia móvel, a Tim aparece em quinto lugar, com 180 reclamações. Já no terceiro e quarto lugar do ranking de empresas com mais reclamações da parte dos cearenses estão, respectivamente, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Companhia Energética do Ceará (atual Enel), com 292 e 203 reclamações cada.

Em nota, a assessoria da Oi informou que "vem registrando melhorias na experiência dos clientes com a redução contínua dos indicadores de reclamação dos clientes", afirmando que "Na Anatel, as reclamações caíram 13,9% no terceiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior e, no JEC, a queda foi de 33,7% no mesmo período.".

"A Oi investiu mais de R$ 3,8 bilhões no país de janeiro a setembro de 2017 – um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior - na expansão e na melhoria da qualidade de sua rede móvel, de telefonia fixa e banda larga. A companhia tem focado na modernização da rede, ampliando sua capacidade de transmissão de dados para atender ao aumento da demanda dos usuários e elevando a eficiência dos serviços.

No Ceará, a Oi investiu mais de R$ 89,5 milhões no mesmo período. Paralelamente aos investimentos em rede, a companhia tem investido no aprimoramento do atendimento, priorizando a resolução dos problemas à primeira chamada e a revisão de processos. Dentre as iniciativas de modernização tecnológica, está a implantação de uma plataforma de atendimento de última geração, que tem como principais benefícios maior facilidade de acesso, atendimento segmentado por tipo de cliente e a funcionalidade de retornar para o cliente caso a chamada seja interrompida (call back).

A Oi também tem investido na transformação digital do negócio com foco na melhoria da experiência do cliente, com o lançamento de aplicativos móveis, por exemplo, bem como no uso de big data para uma abordagem mais individualizada com seus clientes", escreveu

DANIEL DUARTE