Participamos do

Produção de veículos cresce 24,6% em janeiro em comparação a igual período de 2017

O grosso da produção ainda são os automóveis leves, que atingiram 207,9 mil unidades neste primeiro mês de 2018
12:23 | Fev. 06, 2018
Autor Isabel Filgueiras
Foto do autor
Isabel Filgueiras Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A produção de veículos no Brasil chegou a 216,8 mil unidades no último mês de janeiro. O número representa alta de 1,5% em relação ao mês anterior, de dezembro, e de 24,6% se comparado a igual período de 2017, segundo o balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apresentado nesta terça-feira, 6. 

O grosso da produção ainda são os automóveis leves, que atingiram 207,9 mil unidades neste primeiro mês de 2018, aumento de 23,4% em relação a igual período de 2017. Os veículos pesados também tiveram alta na produção quando comparado a janeiro do ano passado. O crescimento foi de 57,2% para caminhões e 70,1% para ônibus. =

Com a queda de 14,7% nas vendas entre dezembro e janeiro, a ociosidade subiu. Seriam necessários 38 dias para vender as unidades em estoque no momento. Normalmente, nos demais meses, o tempo de ócio no pátio não passa de 31 dias. “Estoque um pouco elevado. Sempre o ritmo de janeiro é um ritmo mais baixo”, explica o presidente da Anfavea, Antonio Megale. 

A indústria comemora a alta nas exportações. Este mês de janeiro teve o maior número de unidades vendidas para o Exterior, totalizando 47 mil unidades. A lucratividade também aumentou 26%  em relação a janeiro do ano passado, gerando US$1,03 milhão. “Melhor janeiro de todos os tempos. Tudo nos faz crer que estamos bem encaminhados para quebrar o recorde do ano passado. Ainda é o primeiro mês, mas estamos bem para isso”, afirma Megale. 

No ano passado, as exportações cumpriram papel relevante no crescimento de 25% da produção na indústria automobilística do Brasil. Foram 742 mil veículos, entre leves e pesados, vendidos no mercado internacional, alta de 46%. Os maiores consumidores ainda são os vizinhos da América Latina, em especial Argentina e Chile.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente