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Pesquisa aponta que 47% dos brasileiros vão comprar presentes para si mesmos neste Natal

O custo médio dos presentes para quem vai adotar a prática será de R$ 332
19:19 | Dez. 15, 2017
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Tipo Notícia
[FOTO1]Quase metade dos brasileiros, 47% dos consumidores, vai comprar presentes para si mesmo neste período natalino de 2017, de acordo com pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nesta sexta-feira, 15. Sobre a mesma temporada de 2016, 50% dos entrevistados na pesquisa afirmaram terem se auto presenteado.

Conforme o levantamento, a prática é adotada por consumidores que veem no período a oportunidade de comprarem coisas que estão precisando, essa foi a resposta de 46% dos entrevistados. Já para 39%, o motivo é o sentimento de merecimento.

Entre os que não planejam se presentear, que são 25%, os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (30%), não ter dinheiro (15%) e ter outras prioridades de compra (15%).

Gasto médio por presente neste Natal deve ser de R$ 155,84, conforme aponta o estudo.  Já para os consumidores que irão se presentear e já definiram um valor, a média será dos presentes será de R$ 332. Os presentes mais comprados para si mesmo devem ser roupas (54%) e calçados (34%), perfumes e cosméticos (25%) e celular/smartphones (17%).

Para o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, é compreensível que alguém manifeste o desejo de presentear-se, desde que não abuse deste momento para ceder a compras impulsivas. “Muitas pessoas sentem a necessidade de recompensarem a si mesmas, depois de terem enfrentado dificuldades ao longo de todo o ano. É natural, mas isso não pode ser usado como desculpa para ultrapassar os limites do orçamento ou sair comprando desregradamente”, afirma.

Metodologia da pesquisa
As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%.
 
 
Redação O POVO Online 

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