Participamos do

Arrecadação de ICMS cresce 2,2% no Nordeste

Atrás de Sergipe, Bahia e Piauí, o Estado do Ceará registrou incremento de 3,1%. Setor terciário garantiu maior participação média na arrecadação do imposto na região
15:18 | Nov. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De janeiro a agosto de 2017, o Nordeste arrecadou R$ 47,7 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Um incremento real de 2,2% em relação a igual período de 2016. Houve aumento nos seguintes Estados: Sergipe (%2b3,9%), Bahia (%2b3,4%), Piauí (3,2%), Pernambuco e Ceará (%2b3,1%, cada), Paraíba (%2b2,9%), Maranhão (%2b0,7%) e Rio Grande do Norte (%2b0,6%).

A maior participação média na arrecadação do ICMS do Nordeste (43,4%) foi registrada no setor terciário. Os setores secundário, terciário, energia, além de petróleo, combustíveis e lubrificantes concentraram 95,9% da arrecadação total.
 
O levantamento é realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, com dados do Banco Central e Ministério da Fazenda.

Segundo os autores, a arrecadação de ICMS pode ser utilizada como um indicador prévio da atividade econômica. Portanto, projeta-se a retomada do crescimento econômico em quase todas as regiões do País, bem como de forma mais contundente na maioria dos estados do Nordeste, no corrente ano.

O estudo completo está disponível no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente