PUBLICIDADE
Notícias

57% dos consumidores pretendem diminuir os gastos neste mês de novembro

Na contramão das compras de fim de ano e Black Friday, apenas 5% dos brasileiros revelaram que vão elevar os gastos neste mês

15:03 | 09/11/2017
NULL
NULL
[FOTO1]Seis em cada dez brasileiros (57%) pretendem reduzir gastos neste mês de novembro, enquanto 33% pretende manter o consumo no mesmo patamar, de acordo com dados da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 9, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Os dados chamam atenção porque neste mês ocorre uma das mais importantes datas para o varejo brasileiro, a Black Friday, que acontecerá no próximo dia 24. Porém, algumas lojas já anteciparam a ação e estendem por todo este mês de novembro. O mês ainda antecede o período de compras natalinas de dezembro, onde os estabelecimentos comerciais também antecipam as liquidações.

De acordo com o estudo, apenas 5% dos consumidores pretendem elevar os gastos neste mês. Entre quem vai desembolsar menos nas compras, 25% aponta os altos preços, 16% culpa o desemprego e 10% justificam a queda na renda mensal. 

O estudo aponta também que 11% dos que vão gastar menos citam o endividamento e 9% a intenção de começar a fazer uma reserva financeira, tendo de diminuir gastos para cumprir esse objetivo. 

A pesquisa ainda revela que apenas 13% dos consumidores com as contas no azul, ou seja, possuindo recursos para gastar e investir. A maior parte (43%) admite estar no zero a zero, sem sobra e nem falta de dinheiro, enquanto 38% encontram-se no vermelho e não conseguem pagar todas as contas.
 
 
Redação O POVO Online 
TAGS