PUBLICIDADE
Notícias

Comércio apresenta crescimento de 1,5% no Brasil

Apesar de apontar um crescimento de 1,5%, entre agosto e setembro deste ano, o comércio brasileiro retraiu 2,1% nos últimos 12 meses

11:44 | 19/10/2017
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 1,5% em setembro quando comparado a agosto, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC.


Mesmo com movimentação positiva, entre outubro de 2016 até setembro de 2017, frente a igual período do ano anterior, houve queda de 2,1%, sem os ajustes sazonais. O setor de combustíveis e lubrificantes apresentou o pior desempenho no último ano, recuando 3,1%.  

O setor de móveis e eletrodomésticos apresentou aumento de 2,8%, em comparação a agosto e setembro deste ano, sendo o setor do comércio com melhor desempenho. Seguido pelo varejo que demonstrou crescimento de 1,5% no mesmo período, com dados dessazonalizados.

Para Freitas Cordeiro, Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), a expectativa é de que o estado cresça 4% este ano. Segundo ele, “a euforia de empresários buscando investimentos no Estado tem possibilitado a perspectiva positiva na economia”. Freitas analisa que o comércio cearense deve ter uma maior movimentação neste final de ano, “a liberação do 13° salário e a  busca por maior comodidade e qualidade de vida são fatores que movimentarão o cenário nos próximos meses”.

Ítalo Cosme, Especial para O POVO

TAGS