Participamos do

Camilo Santana lança Plano Ceará 2050

O plano tem como objetivo traçar metas mais efetivas para acelerar o crescimento econômico do Estado e deve ser desenvolvido ao longo dos próximos 15 meses
14:21 | Out. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O governador Camilo Santana lançou o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo - Ceará 2050 na manhã desta segunda-feira, 2, no Centro de Eventos. Além de servidores, estiveram presentes membros do secretariado do Governo. Ao todo, cerca de 4 mil pessoas, estima a organização.

 

O plano tem como objetivo traçar metas mais efetivas para acelerar o crescimento econômico do Estado, mantendo como foco as expectativas e demandas da sociedade no que se refere a serviços essenciais como saúde, segurança pública, abastecimento de água e educação.

O documento, coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vai ser elaborado nos próximos 15 meses. A equipe técnica já está sendo constituída para gerenciar as diversas fases do projeto.

Inicialmente, será realizado um diagnóstico sobre o Estado nas dimensões Social, Econômica, Ambiental, Territorial e de Governança do Estado. E ainda serão consideradas estratégias e resultados que já foram impementados e deram certo nas três últimas décadas no Estado.

Ao longo do evento, o chefe do executivo ressaltou a necessidade de participação da sociedade cearense na elaboração do plano.

"Eu não acredito em nenhum plano, em política que não seja empoderada pela população, pelos seus atores porque esses que o vivem dia a dia da Cidade", disse Camilo, destacando estar "empolgado" com o lançamento do projeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

De acordo com o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior, o plano deve ser implementado a partir de 2019 e se trata de um plano de Estado e não de um governo específico. "Este plano visa nortear açõe. Vai ser muito mais uma referência que vai indicar não só um novo direcionamento das estratégias do Estado, mas de alguns projetos que vai quantificar e deixar para que os próximos governos possam priorizá-los".     

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente