Participamos do

Projeção para crescimento da economia neste ano sobe para 0,5%

O resultado vem após o Produto Interno Bruto ter se expandido mais que o esperado no segundo trimestre deste ano. Na última sexta-feira, 1º, o IBGE divulgou que o PIB cresceu 0,2%
10:53 | Set. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A estimativa para o crescimento da economia do País em 2017 melhorou, de acordo com dados da pesquisa do Boletim Focus do Banco Central (BC) divulgada nesta segunda-feira, 4. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 0,39% para 0,50%, conforme os economistas consultados no levantamento. Já na perspectiva para 2018, os especialistas apontam ainda para uma alta de 2%.

O resultado vem após o Produto Interno Bruto ter se expandido mais que o esperado no segundo trimestre deste ano. Na última sexta-feira, 1º, o IBGE divulgou que o PIB cresceu 0,2% em relação ao primeiro trimestre.

Inflação

Já para o IPCA, o Boletim Focus reduziu a estimativa do índice para este ano em 0,07%, ficando a 3,38% a projeção para a inflação. Para 2018, a estimativa ficou em 4,18%, com redução de 0,02%.

Taxa básica de juros

Com a queda da inflação, o cenário fica mais favorável para uma redução dos juros básicos da economia, a Selic. A projeção para o índice neste ano e no próximo ficou em 7,25% e 7,50%, respectivamente.  Já  para os especialistas que mais acertam as previsões, o Top-5, o índicedeve ficar em 7% para 2017 e 2018.

O BC se reúne nas próximas terça e quarta-feiras para decidir sobre a política monetária. A previsão é de novo corte percentual no índice. Atualmente, a Selic está em 9,25%.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente