Participamos do

Índice de Preços ao Produtor cai 0,21% em junho

De acordo com o levantamento, entre as 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, 15 apresentaram variações positivas de preços
13:15 | Jul. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) caiu 0,21% no mês de junho, no comparativo com o último mês de maio, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 27, pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, 15 apresentaram variações positivas de preços, mesma quantidade do mês anterior.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2017, o índice tem queda de 0,30%, já no resultado dos últimos 12 meses, o IPP apresenta alta de 1,52%. Conforme o IBGE, os dados medem  a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange informações por grandes categorias econômicas, ou seja, bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis e semiduráveis e não duráveis).

Conforme o estudo, as quatro maiores variações apontadas no mês passado aconteceram entre os produtos das seguintes atividades da indústria: indústrias extrativas (-6,22%), papel e celulose (3,39%), refino de petróleo e produtos de álcool (-2,14%) e  fumo (2,00%).

Já entre as grandes categorias econômicas, os preços tiveram alta em 0,88% em bens de capital; e recuaram bens intermediários (-0,36%) ; bens de consumo (-0,24%); bens de consumo duráveis (-0,01%) e bens de consumo semiduráveis e não duráveis (-0,32%).
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente