Participamos do

Confiança do consumidor cai em junho, aponta pesquisa FGV

Conforme o levantamento, a instabilidade política também tem contribuído para os resultados negativos
10:25 | Jul. 25, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recua 0,3 ponto neste mês de julho, ficando em 82 pontos, mantendo a tendência de queda do mês anterior, quando a retração foi de 1,9 ponto. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 25, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o estudo, a queda do índice neste mês é influenciada pela piora nas perspectivas relacionadas à economia. O indicador que mede a variável apresentou queda de 2,2 pontos em relação a junho, para 106,9 pontos, o menor nível desde dezembro de 2016 (102,2 pontos).

Conforme o levantamento, a instabilidade política também tem contribuído para os resultados negativos. O estudo apontou que a piora na confiança dos consumidores foi determinada pela continuidade da baixa perspectiva entre os consumidores com maior poder aquisitivo, já nas faixas de renda mais baixas o resultado foi o oposto.

Neste mês de julho, também houve piora das avaliações tanto da situação presente, quanto sobre as expectativas em relação aos próximos meses. O índice de situação atual caiu 0,4 ponto ao passar de 70,1 para 69,7 pontos, no quarto recuo seguido. Já o índice de expectativas teve queda de 0,3 ponto, para 91,4 pontos, sinalizando aumento do pessimismo sobre a recuperação da economia. Ainda segundo a pesquisa, O indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual caiu 0,4 ponto, para 77,1 pontos.

Para a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, enquanto a incerteza estiver alta, o consumidor deve permanecer mais cauteloso na hora de assumir novos gastos de consumo.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente