Participamos do

'Não basta inaugurar o aeroporto, mas garantir voos regulares', diz Camilo

Governador discursou na solenidade da inauguração do equipamento, na tarde deste sábado, 24
17:12 | Jun. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O governador Camilo Santana ressaltou os esforços para a implantação do Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, em discurso na inauguração do equipamento, na tarde deste sábado, 24. Cerca de 3 a 5 mil pessoas da região dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara estiveram presentes na solenidade, conforme estimativa do Governo. O evento contou com a presença de deputados federais, estaduais, prefeitos e empresários, além do ministro dos transportes, portos e aviação civil, Maurício Quintella.

[SAIBAMAIS]
"Esse aeroporto vai servir para os turistas de Jeri, que é a 7ª praia escolhida como mais bonita do planeta pelo New York Times. Não basta inaugurar o aeroporto, mas o mais importante é garantir voos regulares para esse aeroporto. Nosso trabalho é ter voos de Congonhas, como esse, voos de Campinas e voos de Recife pra cá, e voos regionais dentro do Ceará", disse o governador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Em outro trecho do discurso, Camilo volta a falar sobre a importância da manutenção do funcionamento do Aeroporto de Jericoacoara. “Às vezes, pensam que é só construir um aeroporto. Muitas vezes a dificuldade é colocar o aeroporto para funcionar, para regulamentar junto à Agência Nacional de Aviação, junto à Secretaria de Aviação Civil”, comentou.

[FOTO2]
De acordo com Camilo, só o Ministério de Transporte investiu quase R$ 17 milhões para garantir os equipamentos necessários para que o aeroporto recebesse neste sábado a primeira aeronave. O voo inaugural do Aeroporto de Jericoacoara partiu de Congonhas (SP), às 10h30h, pousando às 14h30min, com todos os 177 lugares do Boeing 737-800 preenchidos.

O ministro Maurício Quintella reforçou a parceria com o Governo do Estado durante fala na solenidade. O equipamento inaugurado teve apoio do Programa de Aviação Regional, do Governo Federal. O Aeroporto de Aracati também é contemplado pelo mesmo programa.

"Mostrar que parcerias são importantes e que constroem. Não tenho dúvida de que Jeri e Aracati, e toda a aviação nacional do País se tornará um sucesso. Aqui em Jeri, não temos a menor dúvida de que esse aeroporto será indutor do desenvolvimento regional, de milhares de empregos com o fluxo de pessoas", disse.

Saiba mais

Com o equipamento, a expectativa da Setur é que o número de turistas na região cresça aproximadamente 7% neste primeiro ano de funcionamento do aeroporto e chegue a ser 20% maior ao longo dos próximos três anos. “Essa nova etapa tem uma importância fundamental para o turismo do Litoral Oeste, alavancando a economia local, não apenas de Jericoacoara, mas de outras praias e destinos da região”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. 

Além do voo semanal fretado pela CVC, operado pela GOL, que vem de Congonhas, a Azul inicia a partir de julho a operação do voo Campinas/Jericoacoara (semanal) e do voo Recife/Jericoacoara (quatro vezes por semana). “Estamos também trabalhando juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para melhorar e controlar acesso, estacionamento, coleta de lixo, água, esgoto, entre outras questões”, acrescenta o secretário.

Estão sendo feitos estudos para limitar o número de visitantes na vila e também um trabalho de manejo do lixo, com coleta seletiva e separação. Jericoacoara recebe anualmente cerca de 500 a 600 mil turistas. A expectativa é que, com o aeroporto, a princípio, haja um aumento de 3.500 turistas por mês. Ao longo de três anos, esse aumento deve chegar a 10 mil turistas por mês.

O Aeroporto Regional de Jericoacoara faz parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur). Tem pista de pouso de 2.200 x 45 metros, estacionamento de 1.200 m2 e capacidade para receber 600 mil passageiros por ano. Em paralelo à construção do equipamento, a Setur e o DER pavimentaram a CE-182, estrada que leva à praia do Preá e à Vila de Jericoacoara. A obra teve investimento de R$ 4,5 milhões e também faz parte do Proinftur.

 

Redação O POVO Online

com informações da repórter Beatriz Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente