PUBLICIDADE
Notícias

Shopping RioMar Kennedy recebe primeira certificação de sustentabilidade

O selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Vanzolini, foi entregue ao presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, nesta quarta-feira, 12

20:01 | 12/04/2017
NULL
NULL

[FOTO1] 

O shopping RioMar Kennedy recebeu nesta quarta-feira, 12, a Certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), pelas fases pré-projeto, projeto e execução da obra. O certificado foi concedido pela Fundação Vanzolini, instituição privada ligada à Universidade de São Paulo (USP), que avalia e certifica os setores da construção civil no País.

O empreendimento, localizado no bairro Presidente Kennedy de Fortaleza, passa a ser o segundo do segmento do Ceará e o terceiro do Nordeste a ter o reconhecimento da instituição. Os outros são o shopping RioMar Fortaleza e RioMar Recife.

Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça recebeu o certificado de Bruno Casagrande, responsável pela área de negócios da Certificação Aqua da Fundação Vanzolini. Segundo o presidente do grupo, na concepção do projeto, o shopping já tinha todas as pré-condições para ser reconhecido com o selo ambiental.

"Para nós é uma sensação de dever cumprido. Se você não pensar hoje na sustentabilidade, você está totalmente fora da realidade do mercado. Nós temos que pensar como uma obrigação e não como uma política mercadológica”, declara.

Para Bruno, o selo é um diferencial para o mercado, pois separa as empresas que realmente realizam práticas sustentáveis daquelas que apenas têm o discurso, o conhecido “marketing verde”. Segundo ele, a certificação Aqua conta com mais de 250 critérios para ser atendida pelo empreendedor. “Em um empreendimento como esse, você tem diversos benefícios, como a economia na redução de água e energia e na valorização do empreendimento. Assim, o discurso fica de lado e colocamos isso em prática” .

 

Reconhecimento

Das 14 categorias de padrões de sustentabilidade exigidas para a certificação, o Shopping recebeu a classificação “excelente” em nove delas, como “relação do empreendimento com o entorno”, “gestão de energia” e “qualidade sanitária da água”.

Outros fatores que garantiram o selo ao grupo foram a demanda de energia 32% mais baixa do que um shopping convencional, consumo de água até 70% menor nos banheiros, devido ao uso de sistema de descarga à vácuo, torneiras com sensor e arejadores, chuveiros com fechamento automático e mictórios economizadores.

Além disso, o shopping RioMar Kennedy investiu em área verde de 15.903,53 m² com o plantio de 710 mudas florestais no paisagismo externo do empreendimento. Também foram realizadas mudanças no entorno com obras viárias nas ruas Olavo Bilac e Sargento Hermínio, que foram duplicadas, e recuperação e adequação de parte do canteiro central da avenida Dr. Theberge.

Rafael Rocha, especial para O POVO

TAGS