Participamos do

Procura aumenta, mas não chega a lotar agências da Caixa em Fortaleza

De hoje, 15, até sexta-feira, 17, todas as agências da Caixa Econômica Federal vão abrir duas horas mais cedo para tirar dúvidas sobre saques de contas inativas. No sábado, 20 agências em Fortaleza ficarão abertas das 9 às 15 horas
13:44 | Fev. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um dia após a divulgação do calendário de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), todas as agências da Caixa Econômica Federal em Fortaleza abriram duas horas mais cedo para fazer o atendimento exclusivo de pessoas que quisessem tirar dúvidas sobre  contas inativas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de cartões e senhas do Cartão do Cidadão. Pela manhã, a procura pelo serviço aumentou, mas a movimentação no banco, de uma maneira geral, não fugiu muito do habitual.

Por volta das 8h30, na agência da Caixa localizada na Praça do Ferreira, poucas pessoas aguardavam atendimento. A cena se repetiu também na agência Santos Dumont, onde mesmo depois das 11 horas, quando todos os tipos de atendimento já estavam disponíveis, o movimento era tranquilo.
  
O porteiro Juraci Lopes, 47, ate estranhou a ausência de longas filas. "Achei que ia ter uma fila maior. Mas que bom que não tem".
Ele é um dos mais de 500 mil cearenses que terão direito a sacar o FGTS de vínculos empregatícios anteriores a 2015. "Eu vim saber quanto tenho para receber porque passei um ano em uma empresa e não saquei quando eu saí".

Maior procura foi observada na agência da Caixa situada no bairro da Parangaba, que tradicionalmente já é mais cheia. Cartazes afixados no quadro de avisos na área de autoatendimento e panfletos sobre contas inativas foram disponibilizados ao lado do guichê de distribuição de senhas.

Mas muitas das pessoas que estavam na fila para entrar na agência tinham dúvidas sobre o processo de liberação do pagamento. Uma dúvida comum era saber se tinham saldo em alguma conta inativa. “Eu sai em 2014 de um emprego, mas não sei se tenho direito de receber. Também não sei o valor, mas se tiver vai ajudar muito”, diz o padeiro Cleiton da Silva.

Até a sexta-feira, 17, todas as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo para tirar dúvidas em relação às contas inativas do FGTS. No sábado, 18, 20 agências da Capital e mais 13 do interior também vão funcionar das 9 às 15 horas somente para este tipo de atendimento.
Também está prevista a abertura de agências no primeiro sábado após o início de cada cronograma mensal de pagamento, exceto abril: 11 de março, 13 de maio, 17 de maio e 15 de julho.
 
Além de informações diretamente na agência, o trabalhador pode consultar se tem direito a sacar recursos de contas inativas pelo site da Caixa e pelo telefone 0800 726 2017.
 
O pagamento das 49,6 milhões de contas inativas segue um calendário específico que leva em conta o mês de aniversário do trabalhador. Os créditos estarão disponíveis a partir do dia 10 de março e vão até 31 de julho de 2017.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente