Participamos do

Imposto de Renda 2017: veja as novidades e saiba como preencher

O prazo neste ano será mais curto, indo das 8 horas do dia 2 de março até o último minuto do dia 28 abril. A Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações
15:35 | Fev. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Receita Federal libera nesta quinta-feira, 23, para download o programa gerador do Imposto de Renda 2017, referente ao ano-base 2016. Com isso os contribuintes já podem preencher suas declarações. Para o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, é interessante que as pessoas se preparem com antecedência para declarar, já procurando e separando os documentos necessários. O prazo neste ano será mais curto, indo das 8 horas do dia 2 de março até o último minuto do dia 28 abril. O órgão federal espera receber 28,3 milhões de declarações.

Para Richard Domingos,  o contribuinte deve estar preparado, pois segundo ele, os primeiros dias são mais interessantes para o envio por dois motivos: quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega.

Principais novidades para 2017

1. Para relacionar dependentes ou alimentando acima de 12 anos completados até 31/12/2016, esses deverão possuir CPF;

2. Não há necessidade de baixar programa ReceitaNet para entregar a DIRPF;

3. O sistema utilizará nome ou razão social informado para CPF ou CNPJ automaticamente após o primeiro preenchimento, mas não validará a informação.

4. A Ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis foi remodelada para o contribuinte relacionar apenas os rendimentos obtidos, mudando a sistemática dos anos anteriores que aparecia todos os tipos de rendimento na tela e o contribuinte informava o rendimento na linha correspondente.

5. A Ficha de Rendimentos Tributados Exclusivamente na Fonte também foi remodelada para o contribuinte relacionar apenas os rendimentos obtidos, mudando a sistemática dos anos anteriores que aparecia todos os tipos de rendimento na tela e o contribuinte informava o rendimento na linha correspondente.

Como elaborar

1. Computador, mediante a utilização do Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao Exercício de 2017, disponível no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br)

2. Computador, mediante acesso ao serviço “Declaração IRPF 2017 On-line”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), com uso obrigatório de Certificado Digital (do contribuinte ou representante/procurador);

3. Dispositivos móveis, como tablets e smartphones, mediante a utilização do serviço “Fazer Declaração"
 
A declaração pré-preenchida que poderá ser baixada do site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), por meio de certificado digital (do contribuinte ou representante/procurador).
 
Redação O POVO Online 




Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente