Participamos do

Governo lança editais para parceria público-privada

Os editais são para manifestação de interesse para a realização de parcerias referentes aos projetos do Metrofor e da Cagece
12:22 | Fev. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Secretaria das Cidades enviou para o Comitê Gestor da Parceria Público-Privado(PPP), da Secretaria de Planejamento e Gestão, dois editais para solicitação de manifestação de interesse para a realização de parcerias referentes aos projetos do Metrofor e Cagece.

Metrofor

O primeiro edital trata de  uma proposta para a realização de uma PPP com o objetivo de operar e manter as linhas Sul e do VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos) Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, e VLT Cariri e  VLT Sobral.

O edital trata da solicitação de Manifestação de Interesse, para a apresentação de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como projetos que contenham nível de detalhamento suficiente para a composição de um edital de contratação de PPP para as linhas Sul e VLT Parangaba/Mucuripe, em Fortaleza, VLT Cariri e VLT Sobral, no interior do estado.

Ainda sobre a realização de parcerias público privadas, o Metrofor, possui um outro projeto, intitulado PPP 2, que trata da construção e operação das Linha Leste e Oeste, formando uma única linha. A proposta já possui manifestação de interesse e atualmente está sendo elaborado o edital,  que será concluído nos próximos meses, e seguirá os mesmos trâmites de publicação da PPP1. 

Dessalinização de água do mar para RMF

Já o segundo, que compete à Cagece, vinculada da Secretária da Cidades, é referente a um sistema de dessalinização de água do mar para a Região Metropolitana de Fortaleza. As ações fazem parte do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado do Ceará.

O edital refere-se a uma Manifestação de Interesse para a seleção de empresa que, individualmente ou em grupo, irá elaborar anteprojeto de dessalinização. Este projeto envolve estudos de viabilidade, levantamentos e pareceres referentes à concepção, ao financiamento, à implantação e à operação  de Planta de dessalinização de água marinha com capacidade de 1 m3/s, para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Após os estudos  necessários, a Cagece irá licitar um parceiro privado que responderá pelo aporte dos recursos financeiros, implantação e operação da planta.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente