PUBLICIDADE
Notícias

UECE fará parte de centro de pesquisadores de Portugal

A inclusão do Estado do Ceará nesse projeto global de estudos e pesquisas tem como origem uma missão científica e diversos eventos realizados em conjunto

12:08 | 03/11/2016

O Estado do Ceará será incluído em uma plataforma internacional de ciência & tecnologia a ser instalada pelo Governo Português no arquipélago dos Açores, o Azores International Research Center (AIR Center). A participação do Brasil foi definida em acordo assinado no dia 01.11.16, em Brasília, por ocasião da Cimeira Brasil-Portugal, e contará com outros países da União Europeia, África e América do Sul e do Norte.

A inclusão do Estado nesse projeto global de estudos e pesquisas tem como origem uma missão cientifica e diversos eventos realizados em conjunto, desde 2012, por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisadores do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN%2b), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), que até 2015 era dirigido pelo Prof. Dr. Manuel Heitor, atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.

Em 2014, discutiu-se na UECE, com a presença de representantes das esferas públicas e privadas do Estado, o documento “Pensar o Ceará 2030”, elaborado em parceria entre a UECE e o IST, onde se destacava o posicionamento geoestratégico do Ceará para a observação, estudos, pesquisas e negócios para o Atlântico Sul. As conversações dos pesquisadores da Universidade voltaram a ser realizadas junto ao agora Ministro de C&T português, que enviou emissário para um levantamento da capacidade científica do Ceará nas áreas estratégicas que serão tratadas no Centro, além de outras que serão suplementares e complementares para uma visão mais ampla de Ciência e Tecnologia. As áreas estratégicas do Centro serão Mudanças Climáticas, Oceano, Espaço, Energias e Data Science.

De acordo com o diretor do centro de estudos soiciais aplicados da UECE, Vladimir Spinelli, Portugal já está avançado nessas áreas de pesquisa e mostrava interesse em fazer uma parceria mais específica com o Brasil e é exatamente isso que será apresentado na palestra desta sexta-feira, 4. " Entendemos que esse evento de alta reprensentatividade porque nos coloca lado a lado com o mais morderno em discursão sobre essas áreas temáticas que nos interessam, tanto a questão de mudanças climáticas, como a área de energias (...) além da questão das cidades do futuro, e a ideia de um campus avançado de capacitação tecnológica", explica.

Na sexta-feira, 4, a parceria do governo português e o Estado do Ceará será concretizada com apresentação do Centro pelo Prof. Dr. Paulo Ferrão, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. A palestra será realizada às 09 horas no Auditório Paulo Petrola (Reitoria da UECE), seguindo-se uma reunião com pesquisadores de instituições que serão incluídas nessa primeira fase da parceria, elaborando projetos que possam ser abrigados pelo Centro de Pesquisa.

 

Redação O POVO Online

TAGS