PUBLICIDADE
Notícias

96,3% das empresas brasileiras são de pequeno e médio porte

Para o levantamento, foi analisado a partir dos principais números do comércio varejista e atacadista brasileiro, distribuídos entre grandes empresas, e micro e pequenas empresas

09:51 | 05/10/2016

No Brasil, as micro e pequenas empresas correspondem a 27,1% do fatumaramento do comércio. Segundo os dados do estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), das 1.647 mil empresas do comércio no país, cerca de 96,3% são de pequeno e médio porte. Além disso, elas são responsáveis por 53,5% dos empregos. A pesquisa foi feita com base na Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o levantamento, foi analisado a partir dos principais números do comércio varejista e atacadista brasileiro, distribuídos entre grandes empresas, e micro e pequenas empresas. Do total de empresas que atuam no comércio varejista, 97% são micro e pequenas. No atacado o contigente é de 93%.

Além disso, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Dessa forma, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano. Já as grandes empresas faturam acima de R$ 23 milhões por ano. Em relação as empresas de atacado, a receita média das micro e pequenas é de R$ 1,3 milhão por ano e as de maior porte é de R$ 79,5 milhões ao ano.

Sobre os salários pagos nas micro e pequenas empresas do comércio, o número é 28,8% menores comparado as grandes empresas. Com isso, a geração de receita anual por empregado é 49% abaixo da média, ou seja, R$ 141 mil contra uma média de R$ 279 mil e R$ 437 mil nas empresas maiores.

 

Redação O POVO Online

TAGS