Participamos do

Hapvida vai lançar hospital exclusivo para atendimento da mulher

O empreendimento que terá 156 leitos e uma ala específica para parto humanizado será inaugurado no primeiro semestre de 2017
15:33 | Set. 06, 2016
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O Hapvida anunciou nesta terça, 6, a construção do primeiro hospital da rede exclusivo para saúde da mulher no Ceará. Com investimento de mais de R$ 20 milhões, o empreendimento que terá 156 leitos e uma ala específica para parto humanizado será inaugurado no primeiro semestre de 2017. O hospital que receberá o nome de Eugênia Pinheiro, em homenagem à matriarca da família Pinheiro, vai funcionar onde fica hoje a Hapclínica da avenida Heráclito Graça, no Centro.

 Para isso, serão feitos investimentos em equipamentos e reforma estrutural completa para adequação do espaço. O grupo informa que o atendimento eletivo que é feito atualmente na unidade está sendo transferido gradativamente para as hapclínicas localizadas nas avenidas Joaquim Távora e Dom Manoel. Somente quando este processo for concluído é que as obras serão iniciadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 A diretora de Comunicação e Marketing da Hapvida, Simone Varella, explica que a ideia de fazer um hospital exclusivo para o atendimento à mulher veio da própria demanda percebida pelo plano de saúde, amparada também em dados estatísticos da população que mostram que o Ceará tem 212,2 mil mulheres a mais do que homens. Além disso, ela diz que esta é uma carência do setor hospitalar como um todo. Nos últimos dez anos, o Ceará perdeu em torno de 16 hospitais e mais de mil leitos.

 O novo hospital terá, dentre outros serviços, UTI neonatal, centro obstétrico com salas de parto adequado, centro cirúrgico, espaço mãe canguru, banco de leite, consultórios ginecológicos, salas de observação de alto risco, unidade de diagnóstico por imagem, laboratórios e lactário. “A própria origem do projeto é um diferencial porque nasce já com um olhar de um hospital dedicado à mulher. Não será uma adaptação como vemos em muitos hospitais.

 Teremos um centro obstétrico para parto humanizado com salas que vão permitir camas PPP, para o parto humanizado, hidromassagem para parto na água, além de um espaço para garantir a presença da família, que é uma demanda que as famílias têm. Além de uma série de outros serviços”, afirmou o superintendente da rede hospitalar do Hapvida, Cláudio de Simone.

 Ele explica que a primeira fase será inaugurada com a estrutura básica. E na segunda etapa, prevista para operar até o início de 2018, os atendimentos serão ampliados com uma grande estrutura de serviços de diagnóstico anexa ao prédio que também será exclusiva às mulheres. Entre 800 a mil empregos diretos serão gerados quando o hospital estiver em operação. Ontem, no lançamento do projeto, o presidente da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH), Luiz Aramicy Pinto, destacou a importância do novo empreendimento em um momento de encolhimento do setor. “Nos últimos dez anos tivemos uma redução drástica de leitos nos hospitais do Ceará.

 Os pequenos hospitais de Fortaleza quase todos sucumbiram. Essa iniciativa do sistema Hapvida é realmente uma iniciativa louvável porque isso vai trazer uma expectativa positiva às mulheres não só em Fortaleza, como em todo Estado”. Simone Varella explicou que o novo hospital faz parte do plano de investimentos estimado em R$ 180 milhões para este ano nas unidades das regiões Norte e Nordeste, áreas onde o grupo atua.

 Em Fortaleza deve ser inaugurada até o primeiro trimestre de 2017 também uma nova clínica na avenida Washington Soares voltada para atendimento clínico e laboratorial. “É uma região que está crescendo muito e a nossa carteira de clientes para lá também”, afirmou Varella. Com 3,3 milhões de clientes, o grupo também pretende lançar ainda este mês um hospital geral em Feira de Santana (BA) e ampliar a rede em Recife (PE).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente