Participamos do

Demanda do consumidor por crédito sobe 7,4% em agosto

Alta foi maior nos consumidores de baixa renda
10:10 | Set. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A quantidade de pessoas que buscou crédito em agosto deste ano cresceu 7,4% em relação a julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Em comparação com agosto de 2015, a alta foi de 1,9%. No acumulado do ano até agosto de 2016, a demanda do consumidor teve crescimento de 1,7% parente mesmo período do ano passado.

Segundo economistas, o avanço de 7,4% é devido a maior quantidade de dias úteis (23 em agosto contra 21), o mesmo ocorrendo em relação a agosto do ano anterior (21 dias úteis). O resultado aponta que retirando o efeito do calendário, a demanda do consumidor por crédito continua enfraquecida.

Na comparação com julho deste ano, a pesquisa mostra que a maior alta na demanda por crédito ocorreu na baixa renda: alta de 9,7% para os consumidores que ganham até R$ 500 mensais. Já no acumulado do ano até agosto, com exceção da faixa de menor renda (com queda de 1,8%), a busca do consumidor por crédito subiu em todas as demais faixas de renda em relação ao mesmo período do ano passado.

Na análise por regiões do Brasil, na comparação de julho e agosto de 2016, o Sulfoi o local que mais apresentou demanda do consumidor por crédito com 10,9%. Em seguida aparece o Nordeste (8,2%), Sudeste (6,6%), Centro-Oeste (5,7%) e Norte (3,6%).

No acumulado do ano até agosto, a demanda do consumidor por crédito avançou 4,3% na Região Sul, 2,3% no Sudeste e 2,5% no Centro-Oeste. Em contrapartida, as regiões Norte e Nordeste estão com quedas acumuladas de 4,0% e 1,2% no acumulado de janeiro a agosto deste ano na comparação com o período de janeiro a agosto de 2015.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente