Participamos do

Ceará aparece em 7º lugar no Ranking de Competitividade 2016

O levantamento apresenta o grau de solidez fiscal que aponta a qualidade na gestão das contas públicas
08:26 | Set. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará aparece em 7º lugar, com 69,5%, no Ranking de Competitividade 2016 realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group, divulgado na segunda-feira, 19. O levantamento apresenta o grau de solidez fiscal que aponta a qualidade na gestão das contas públicas.

Os estados são analisados com base no resultado nominal; solvência fiscal; autonomia fiscal; resultado primário; capacidade de investimento e sucesso da execução orçamentária.

No estudo, Roraima aparece em primeiro lugar, com 100%. Em seguida, estão os estados do Pará (94,4%) e Mato Grosso do Sul (92,9%).

Já o Rio de Janeiro caiu 12 posições, sendo a maior queda no levantamento. Também apresentaram queda o Distrito Federal e o Espírito Santo ao caírem nove posições.

De acordo com a pesquisa, o Norte e o Nordeste apresentam a tendência de ter um resultado superior que as regiões Sul e Sudeste. Neste ano, a pesquisa aponta que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul não apresentaram desempenhos primários tão representativos. Enquanto, Roraima, Amapá e Mato Grosso do Sul registraram resultados primários positivos e elevados.

 

Potencial de Mercado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Já no potencial de mercado, o Ceará aperece no 12º lugar, com 41,7%. O estado com a melhor posição foi São Paulo (100%). Em seguida, estão Mato Grosso (84,5%) e Roraima (75,7%).

 

O Rio Grande do Sul apresentou a maior queda ao passar de 10º em 2015 para 24º em 2016. Em contrapartida, o Acre e o Tocantins subiram 19 e 18 posições, respectivamente.

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente