Participamos do

Bancários derrubam liminar que obrigava bancos a abrirem duas horas por dia

A OAB-CE requereu, por meio de liminar, que agências e postos de atendimento das instituições bancárias, nos órgãos do Poder Judiciário Estadual e Federal, deveriam ser abertas para pagamento de alvarás judiciais
16:39 | Set. 20, 2016
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Articulista quinzenal do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará conseguiu derrubar liminar da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) que obrigava a abertura de agências e postos de atendimento das instituições bancárias, nos órgãos do Poder Judiciário Estadual e Federal. A alegação era de que as instituições deveriam ser abertas para pagamento de alvarás judiciais.

A decisão foi proferida pelo desembargador Jefferson Quesado Júnior e sustenta que a liminar fere direito liquido e certo de greve da categoria bancária, ao julgar como essencial o serviço de pagamento de alvarás judiciais. Porém, conforme a Lei de Greve (Art. 10, XI, da Lei 7783/1989) serviço de compensação bancária é o único considerado essencial.

Adesão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A greve nacional dos bancários chega nesta terça-feira, 20, ao seu 15º dia de mobilização. No Brasil, mais de 13 mil agências tiveram as atividades paralisadas – o que representa 56% do total de agências do País. No Ceará, o 15º dia de greve registrou 420 agências fechadas, o que representa 75% do total de agências do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente