Participamos do

33,9% dos aposentados trabalham

De acordo com o estudo, 46,9% dos entrevistados disseram que a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais
09:10 | Set. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cerca de 33,9% das pessoas acima de 60 anos que estão aposentadas no País permanecem trabalhando, de acordo com a pesquisa realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada nesta quarta-feira, 21. O número sobe para 42,3%, ao ser considerado os aposentados que tem entre 60 e 70 anos.

De acordo com o estudo, 46,9% dos entrevistados disseram que a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais, sendo esse o principal motivo para continuar trabalhando.

Além disso, 23,2% trabalham para manter a mente ocupada e 18,7%, para se sentirem mais produtivos. Já 9,1% trabalham para ajudar familiares.

O levantamento mostra que, entre os aposentados que continuam no mercado, 17%, são profissionais autônomos. Cerca de 10% são trabalhadores informais e 2,1% são profissionais liberais.  Enquanto os aposentados que trabalham empresas privadas são apenas 1,7%.

Cerca de 95,7% dos aposentados contribuem para o sustento financeiro da casa. Deste número, 59,7%  são os principais responsáveis pela renda familiar.

Atualmente, a aposentadoria e o recebimento de pensão são a principal fonte de renda para 74,6% dos idosos do País. 

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente