Participamos do

Urjit Patel é nomeado o novo presidente do Banco Central da Índia

11:00 | Ago. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nova Délhi, 20 (AE) - A Índia apontou Urjit Patel como o próximo presidente do banco central do país. Com isso, Patel substituirá o atual presidente da instituição, Raghuram Rajan, cujo mandato termina em 4 de setembro.

Patel é atualmente vice-presidente da instituição, conhecida pela sigla em inglês RBI. Ele foi nomeado para um mandato de três anos, que começará imediatamente após a saída de Rajan.

A autoridade monetária prestes a deixar o cargo é amplamente apontado como responsável por ajudar a conter a desvalorização da rupia indiana ante o dólar e reduzir a inflação do país. Rajan não foi, porém, convidado a ficar por um segundo mandato à frente do RBI. Após assumir em 2013, Rajan foi criticado por parte dos políticos e dos empresários indianos por falar demais e por supostamente não fazer o suficiente para impulsionar o crescimento econômico na terceira maior economia da Ásia.

Entre investidores internacionais, porém, Rajan era popular. Muitos deles dizem agora que observarão com atenção o sucessor para ver se ele continua a resistir às pressões vindas de Nova Délhi.

Patel assume o comando do RBI no momento em que ele passa por uma reestruturação e tenta melhorar o balanço dos bancos nacionais. Os mercados indianos estão em um momento de crescente incerteza, após os eleitores do Reino Unido decidirem votar pela saída do país da União Europeia, com projeções de crescimento global menor e bancos em nações como Itália e Portugal gerando cautela entre investidores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente