Participamos do

Qual o papel do síndico e o do condômino

01:30 | Ago. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cabe ao síndico avaliar os prédios à volta e ver os valores pagos por eles nos serviços básicos como segurança, jardinagem, limpeza etc. É dever dele também verificar todos os contratos atuais e detectar possíveis cortes ou readequações de valores às reais necessidades.

 

Como um administrador, o síndico deve enxergar os pontos que merecem atenção, apontar as mudanças e propor os projetos. É ele quem deve apresentar as ideias aos condôminos, mas o inverso não está proibido de acontecer, pelo contrário, os moradores, sempre que possível, devem apresentar propostas.


Como todo o trabalho é em equipe, não vale deixar tudo nas mãos do síndico. Os moradores precisam participar nas ações, colaborando para que o condomínio economize e atinja o objetivo. Além disso, a taxa de condomínio precisa ser paga em dia, pois “quem não paga no prazo acaba prejudicando e tornando a campanha de redução de gastos pesada para os que pagam. O trabalho tem que ser em equipe”, alerta o síndico Nilson Soares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Zelar pelo patrimônio comum também é uma ótima maneira de contribuir para um bom desempenho do prédio. “Equipamentos danificados acabam tendo que ser consertados ou trocados no futuro, o que causa mais custos ao condomínio”, alerta Nilson. Comparecer às reuniões mensais do prédio é muito importante para que todos sejam informados das mudanças e possam expor suas ideias.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente