Participamos do

PIB de Portugal cresce 0,3% no 2º TRI ante o anterior e 0,9% na comparação anual

09:40 | Ago. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal avançou 0,3% no segundo trimestre na comparação com o anterior e 0,9% ante igual período de 2015, informou nesta quarta-feira o instituto de estatísticas do país. Uma desaceleração na demanda doméstica, porém, pode ser um sinal negativo para o futuro da economia portuguesa.

Os números mais recentes representam uma revisão em alta da estimativa preliminar, que era de avanço de 0,2% no trimestre e de 0,8% na comparação anual no segundo trimestre. As exportações aumentaram no segundo trimestre, contudo a demanda doméstica avançou a um ritmo mais lento. Na comparação anual, o PIB recebeu um impulso de uma forte desaceleração nas importações.

Investidores e analistas monitoram com atenção os dados divulgados em Portugal, que precisa de um crescimento robusto para enfrentar a dívida pública próxima de 130% do PIB. O governo atualmente prevê avanço de 1,8% no PIB deste ano, mas o desempenho até agora pode levar a uma revisão para baixo na estimativa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente