Participamos do

Via Varejo investe em dois novos centros de distribuição e entreposto

08:10 | Jul. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Via Varejo, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), investiu R$ 13 milhões em dois novos Centros de Distribuição (CDs), localizados em Hidrolândia (GO) e no Rio de Janeiro (RJ), além da construção de um entreposto em João Pessoa (PB) e a ampliação do CD de Cachoeirinha (RS). O objetivo é aprimorar o nível de serviço das lojas Casas Bahia e Pontofrio nestas regiões, além de gerar oportunidades para a sinergia das operações entre empresas do grupo, explica o vice-presidente de Operações Logísticas da Via Varejo, Marcelo Lopes.

 

"As novas estruturas logísticas permitem ampliar as vantagens competitivas nestes locais, pois a companhia terá mais agilidade e pontualidade nas entregas e, por conta da dimensão dos novos espaços, um sortimento maior de produtos", explica o executivo, lembrando que a companhia vem realizando ações planejadas nesta área há quase dois anos. "Com as melhorias de logística, estamos diminuindo os tempos de entrega de 1 a 3 dias dependendo da região."

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O CD do Rio de Janeiro, que irá operar em conjunto com a Cnova, empresa responsável pelo e-commerce do GPA, será inaugurado até o final deste mês e terá 137.000 m² de área total. A unidade tem como propósito a otimização da malha logística do Estado e permitirá atendimento mais rápido para a região da Costa Verde, Zona Norte, Oeste, Sul e o Centro da capital fluminense por conta do maior espaço de armazenamento que permitirá o aumento dos estoques. É o segundo CD da Via Varejo no Estado, onde a empresa conta atualmente apenas com a unidade de Duque de Caxias.

 

Conforme o executivo, no Rio, além de maior agilidade de entrega, a companhia prevê otimizar os custos de operação compartilhando custos fixos como aluguel e energia com a Cnova. Apesar de não divulgar estimativas de redução de custos, Lopes lembra que o CD de Camaçari (BA), inaugurado no fim de 2013, o primeiro a operar com sinergia entre a Via Varejo e Cnova, permitiu economia para a Cnova, nos primeiros dois anos, de 35%. "Além disso, a Cnova teve redução do tempo de entrega no nordeste de até 70%", comenta.

 

"Um dos grandes benefícios dos projetos de integração e sinergia entre os negócios é a possibilidade de realizar entregas aos clientes, tanto das lojas físicas quanto do e-commerce, com o mesmo veículo, gerar mais produtividade por m2 e reduzir custos fixos", acrescenta Lopes. Os CDs de Cabo de Santo Agostinho (PE), Jundiaí (SP), Contagem (MG) e Camaçari já operam com sinergia entre a Via Varejo e outras empresas do GPA.

 

A nova unidade que está localizada na Estrada dos Palmares, na capital do Rio de Janeiro, irá gerar cerca de 220 vagas de emprego para Via Varejo e 450 para Cnova. As empresas já operam em sinergia as Centrais de Distribuição de Pernambuco, Jundiaí (SP) e Camaçari (BA).

 

Com inauguração realizada em maio, a cidade de Hidrolândia, no interior de Goiás, ganhou Centro de Distribuição com 28.785 m2 de armazenamento. A nova central irá beneficiar os clientes de Goiás, Brasília e Tocantins. O empreendimento gerou 66 vagas diretas de emprego.

 

Já o CD localizado no Distrito Comercial de Cachoeirinha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, foi inaugurado em julho de 2015, e passou por uma ampliação que permitiu que a capacidade de armazenamento quadriplicasse de tamanho, saindo dos 8.000 m2 para 30.944 m2. No Estado há atualmente 23 lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio.

 

Já a cidade de João Pessoa, na Paraíba, inaugurou em abril um novo Entreposto, unidade responsável por transferir as mercadorias que saem dos CDs em caminhões para pequenos veículos que fazem as entregas. Entre as melhorias que o entreposto proporcionou estão a redução do tempo de entregas para clientes por agilizar a transferência das mercadorias que vêm dos CDs para os carros de entrega, ganho nos mecanismos de acompanhamento da operação, maior controle dos estoques da unidade e pontualidade na entrega. A unidade já está atendendo 96 caminhões por mês.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente