Participamos do

Sete coisas que todo motoqueiro deve saber

Se você é apaixonado por motos, então não deve deixar passar de ver alguns pontos importantes
10:13 | Jul. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Uso do freio dianteiro

Muitas pessoas costumam dizer que o uso do freio dianteiro faz a moto capotar, mas isso não é verdade! Se não usar ele, o veículo perde mais de 70% da capacidade de frenagem.

Uso do freio traseiro na curva
Outro grande mito. Isso faz sentido para as bicicletas, mas não para as motos. O breque traseiro foi feito para deformar na curva e dar mais área de contato. No caso, é preciso evitar frear com o dianteiro nessa situação.

Moto polui mais que carros
Não é verdade. Essa história é muito antiga, e hoje em dia não faz mais sentido. O fato das motocicletas poluírem mais surgiu porque, há uns 20 anos, esqueceram de incluir o veículo na legislação.

Piso molhado
Muita gente acredita que os dias de chuva são mais arriscados para os motoristas de motos, porém isso não deveria ser encarado dessa forma, já que os pneus são feitos para dar aderência para o chão seco e molhado, no entanto, a distância da frenagem aumenta. Com isso, a melhor coisa a se fazer é diminuir a velocidade.

Esvaziar pneu na chuva
Essa prática não é nada aconselhável. O pneu murcho faz com que os sulcos diminuam e percam a capacidade do escoamento da água.

Troca dos pneus

Existe um mito que diz que a cada duas trocas dos pneus traseiros, faz-se uma do dianteiro. Mas isso não é verídico, e nem lógico, porque os dois foram usados da mesma maneira, então se trocar só o pneu de trás, o que está na frente logo ficará desgastado.

Garupa e baús
Quando houver uma pessoa na garupa da moto, é importante ter a consciência que a motocicleta ficará menos estável e os espaços de frenagem aumentam. No caso do baú é mais complicado, porque o peso fica deslocado por trás do eixo traseiro, resultando em uma instabilidade maior na moto. Por isso, deve-se respeitar o limite de carga.

Fontes: http://www.rockriders.com.br/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente