Participamos do

Projeto do hub no Nordeste está suspenso, afirma presidente da Latam

Para o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, a negociação com a Latam depende da concessão do Pinto Martins
21:59 | Jul. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O projeto de instalação do hub no Nordeste está suspenso, segundo afirmou a presidente da Latam, Cláudia Sender, em entrevista à colunista do Estadão, Sonia Racy. Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco são os estados que disputam o centro de conexão de voos.

Além da suspensão do projeto de hub no Nordeste, a Latam cortará voos para o exterior, 35% para os Estados Unidos, e 12% já foram cortados no mercado interno. "No mercado doméstico, a gente reduziu a nossa malha - este ano isso deve chegar a 10 ou 12%, o que é um redução muito expressiva. Nunca a empresa fez isso na sua história. Vamos agora cortar voos para o exterior, uns 35% para os EUA. E o projeto de hub para o Nordeste está suspenso", disse Cláudia Sender.   

Para o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, a negociação com a Latam depende da concessão do terminal do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, para viabilizar a vinda do hub. Por enquanto, o Ceará não tem como competir com os outros estados do Nordeste na briga pelo centro de conexão de voos, Rio Grande do Norte e Pernambuco, segundo o titular da pasta.

"A Latam fica sempre adiando (o projeto). A gente não tem a concessão. Com a concessão, ela volta a abrir a negociação. Acho que temos que entender que a situação não é fácil. O setor turístico sente muito a recessão. Mas também se tiver desenvolvimento, em seis meses a um ano, cresce rapidamente", comentou Arialdo ao O POVO Online.

Conforme o secretário, todos que operam na aviação no Brasil estão sentindo dificuldades. O POVO Online tentou entrar em contato com o secretário de Infraestrutura, André Facó, mas as ligações não foram atendidas.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente