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O setor continua em crescimento. No entanto, aumentou o número de fraudes

A dimensão do crescimento do comércio online é significativa e, mesmo com a desaceleração %u2014 uma vez que chegou a atingir crescimento anual de 28% em 201
12:28 | Jun. 14, 2016
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Apesar da crise econômica do País, o segmento de e-commerce continua a crescer. Entretanto, houve também aumento no número de fraudes online.

A dimensão do crescimento do comércio online é significativa e, mesmo com a desaceleração — uma vez que chegou a atingir crescimento anual de 28% em 2012 —, registrou em 2015 aumento de 15% sobre 2014 e, ainda, faturou R$ 41,3 bilhões, segundo o relatório EBit WebShoppers. Adicionalmente, o ano fechou com mais de 106 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 388 (12% maior que o ano anterior).

A projeção para 2016 é que o e-commerce nacional cresça cerca de 18% em relação a 2015 e fature próximo de R$ 48 bilhões. Acredito que a conveniência do serviço de consumo online e facilidades oferecidas pelas lojas virtuais sejam os principais motores que alavancam esse crescimento.

Conforme antecipado, nessa mesma toada — segundo relatório da Akamai (State of the internet Security, referente ao quarto trimestre de 2015) — o número de ataques DDoS aumentou 40% em comparação ao trimestre anterior e mais do que 149% em relação aos últimos 12 meses. Hackers não param de evoluir no que diz respeito às formas de ataque, somando-as às técnicas e ferramentas já existentes e, assim, combinando métodos de ataque tradicionais e mais refinados para elevar suas taxas de sucesso.

Apesar do cenário parecer assustador, mais empenhados do que os hackers que insistem em novas técnicas de fraude, estão pesquisadores e empresas de tecnologia a favor da segurança e do desenvolvimento do segmento de e-commerce. Dado que é impossível prever as proporções de um ataque, o uso da nuvem eleva as chances de mitigação por comportar volume ilimitado de conteúdo e hoje é, sem dúvida, a melhor alternativa para prevenção de ataques maliciosos. Além disso, permite lidar com elevados números de acessos reais sazonais, como é o caso da Black Friday.

As possibilidades para expandir camadas de segurança e garantir uma operação segura tanto para o site quanto para o usuário são inúmeras e se adequam à realidade e necessidade de cada loja virtual. Por meio da garantia de segurança e performance garante-se a satisfação do usuário durante a compra e, consequentemente, o aumento da conversão.

 

Redação O POVO Online

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