Participamos do

Grécia recebe parcela de ajuda no valor de US$ 8,4 bilhões da zona do euro

07:40 | Jun. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os ministros de Finanças da zona do euro concordaram nesta sexta-feira um desembolso de novos empréstimos à Grécia no valor de cerca de 7,5 bilhões de euros (US$ 8,4 bilhões).

As autoridades, que compõem o conselho de administração do Mecanismo Europeu de Estabilidade, o fundo de resgate da zona do euro, concordaram em desembolsar a próxima parcela de ajuda financeira após Atenas ter completado um conjunto de excelentes revisões econômicas que havia prometido realizar.

O desembolso vem após o Parlamento grego aprovar uma série de medidas de austeridade dolorosas acordadas para receber um pacote de ajuda no valor total de 86 bilhões de euros, incluindo aumento de impostos e uma reforma para o sistema de pensões do país.

Em troca da ajuda financeira, o governo de esquerda também assinou para liberar a venda de empréstimos ruins e concordou em criar um fundo de privatização.

A Grécia precisava desta parcela no máximo até julho, quando o país deverá quitar parte de dívidas pesadas, incluindo títulos detidos pelo Banco Central Europeu (BCE).

Parte dos novos empréstimos também irá para reembolsos atrasados - dinheiro que o governo deve a fornecedores nacionais.

Outros 2,8 bilhões de euros estarão disponíveis para a Grécia, disse o mecanismo. Mas, para isso, o governo terá que quitar os atrasados e completar as reformas acordadas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente