Participamos do

Governo reestrutura acordo de sociedade com Zotye Brasil

A Zotye China não pode mais fazer parte da composição societária da unidade no País por impedimento legal
22:54 | Jun. 06, 2016
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Articulista quinzenal do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As negociações para a instalação da fábrica de carros Zotye Brasil na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), no Pecém, passam por reestruturação da formação societária antes de ser firmado protocolo de intenções da empresa com o Governo.

 

Antes, a proposta era para que a participação societária do Governo, no projeto para a planta de 100 mil veículos por ano, fosse de 40% do Estado, 40% da Zotye China e 20% da Zotye Brasil. Mas, conforme Antônio Balhmann, assessor especial para Assuntos Internacionais do Estado, a Zotye China possui limitação legal para que seja sócia da unidade no Brasil. Com isso, a formação societária precisa ser revista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Balhmann explica que o impedimento legal dificulta a produção das peças do carro na ZPE, o que seria o interesse do Governo. Ele diz que na primeira fase de implantação da Zotye as peças seriam trazidas da China, para então os carros serem vendidos no Brasil, América Latina e África. No segundo momento, seria montada estamparia e pintura de peças na unidade, outros componentes como motores ainda seriam trazidos da China. No terceiro ano de funcionamento fabricariam até os motores.

 

Sem a sociedade da Zotye China, "é como se nós restringíssemos o projeto para a primeira fase de implantação e agora vamos rediscutir como faríamos o resto do processo", informa. Encontro para redesenhar o projeto está previsto para a próxima semana, segundo Balhmann.

 

Cadu Barbosa, diretor geral da Zotye Brasil, diz que espera o Governo se manifestar para continuarem as tratativas. Ele detalha que na ZPE a empresa irá produzir 80% para o mercado interno e 20% para exportação.

 

SAIBA MAIS

A montadora chinesa Zotye anunciou a compra da fábrica de jipe TAC Motors, localizada em Sobral, em outubro de 2015. O investimento foi de R$ 190 milhões, com expectativa de 1,5 mil empregos

 

Cadu Barbosa diz que o processo de conferência da planta industrial da TAC Motors ainda está sendo finalizada e deve ser concluída em meados de fim de julho e início de agosto. Então serão duas plantas da Zotye no Estado. Uma em Sobral e outra no Pecém

 

Com a fábrica da TAC no Ceará, a empresa investirá na ampliação da linha jipe Stark, único produto da marca nacional. A ideia é lançar a versão flex do modelo além de uma picape derivada, ambos com reação 4x4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente