Participamos do

Fed promete manter linhas de swap abertas após Brexit

11:10 | Jun. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anunciou que suas linhas de swap com outros BCs estão disponíveis para prover liquidez a instituições financeiras estrangeiras, de maneira a trazer tranquilidade aos mercados financeiros, após a inesperada decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, em plebiscito realizado ontem.

Em comunicado divulgado nesta manhã, o Fed afirmou que está "cuidadosamente monitorando os acontecimentos nos mercados financeiros globais", depois do chamado "Brexit".

As linhas de swap ficarão abertas, à medida que for preciso, "para lidar com pressões nos mercados globais de financiamento, que poderão ter implicações adversas para a economia dos EUA", disse o Fed.

Esse tipo de linha permite a BCs estrangeiros que tomem dólares emprestados do Fed, utilizando suas próprias moedas como colateral, para fornecer liquidez a instituições financeiras domésticas. Os swaps foram amplamente utilizados durante a crise financeira mundial, movimentando centenas de bilhões de dólares ao redor do mundo.

Ultimamente, no entanto, os BC não têm feito uso significativo dos swaps. Na semana até 15 de junho, esse instrumento movimentou apenas US$ 6 milhões. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente