Participamos do

Como fazer uma horta em casa

Se você aprecia uma alimentação saudável, fazer uma horta na sua casa ou apartamento é uma ótima opção
17:17 | Jun. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]
Para fazer uma horta caseira, não precisa morar no campo ou em uma casa gigantesca. Basta colocar as plantas em um espaço que receba luz do sol. Além de não ser tão difícil ter uma produção própria de temperos, esse modelo garante uma alimentação mais saudável pelo controle sobre a procedência dos alimentos.

Para iniciar, preparamos alguns passos a seguir na jornada de fazer uma horta caseira:

1) ENCONTRE UM LUGAR
É de grande importância que você encontre um lugar em sua casa que seja possível que a planta “pegue” sol, pelo menos, uma vez por dia. Colocar perto de janelas, na varanda ou na garagem são algumas alternativas para manter sua hortinha.


2) A ESCOLHA DOS SUPORTES
Na hora de pegar um vaso, é necessário que ele não seja nem tão profundo e nem tão raso. Se quiser economizar, a utilização de baldes velhos, latas, potes de vidros e também de plástico, entre outros objetos, você só deve fazer um furinho na parte de baixo dos possíveis recipientes.
Deve-se também fazer uma pesquisa de quais sementes podem ser plantadas juntas e outras que merecem um suporte individual.


3) PREPARE O SOLO
Deve-se misturar terra com algum composto orgânico ou húmus de minhoca, a junção é importante para o crescimento da plantinha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


4) COMECE A PLANTAR

Você pode pegar as mudinhas já crescidas ou plantar as sementes para acompanhar todo o desenvolvimento. Geralmente, as informações sobre o plantio vêm junto ao grão dependendo de onde ele foi comprado.

 

DICAS PARA NÃO ERRAR
- Para se ver livre de agrotóxicos, na hora de comprar a semente, procure a frase “sem defensivos” na embalagem.
- Não se esqueça de regar as plantas pelo menos uma vez por dia. Não precisa também deixa-las encharcadas. Uma boa maneira de conferir se a quantidade de água está ideal, é colocar o dedo na areia, se tiver grudenta é porque não precisa mais regá-la.
- Se acontecer de aparecerem pragas, evite utilizar venenos. Existem repelentes naturais que resolvem este problema sem serem agressivos.
- No início do plantio, pode-se semear apenas temperos, como manjericão, hortelã , tomilho, orégano. Mas se quiser ir além, alface, couve-manteiga, tomate-cereja, beterraba, são ótimas opções para ampliar a produção de sua horta.

 

Informações retiradas dos sites:
www.opovo.com.br
www.catracalivre.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente