Participamos do

BC da Indonésia corta taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 6,50%

08:10 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central da Indonésia inesperadamente cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 6,50%. A medida foi tomada para impulsionar o crescimento econômico, aproveitando-se de uma rupia indonésia estável, de um quadro benigno da inflação e do fato de que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, tenha decidido ontem manter sua política monetária.

O BC indonésio cortou a taxa básica de juros (BI) para 6,50%. A taxa de recompra em sete dias, que ele usará como sua nova taxa básica de juros a partir de meados de agosto, foi reduzida também em 0,25 ponto, para 5,25%.

A manutenção da política monetária dos EUA em geral dá mais espaço para economias emergentes da Ásia cortarem os juros, com menor temor de uma possível fuga de capital. Ainda assim, muitos bancos centrais na região e o próprio Fed mostram-se cautelosos e evitam fazer grandes mudanças na política, diante de potenciais turbulências nos mercados financeiros, com a expectativa pela votação no dia 23 do plebiscito sobre a eventual saída do Reino Unido da União Europeia.

Dez dos 13 economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam a manutenção dos juros na Indonésia, enquanto três esperavam corte de 0,25 ponto porcentual. Além disso, o BC indonésio relaxará regras de empréstimos para financiamentos imobiliários a partir de agosto para impulsionar o crescimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente