Participamos do

Motos da BMW solicitam socorro em caso de acidentes

O serviço tem sido capaz de reduzir entre 40 e 50% o tempo de chegada do socorro
08:32 | Mai. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A partir do ano que vem, a BMW Motorrad lançará em sua linha de motocicletas vendida na Europa, como opcional, a tecnologia de chamada automática de emergência, que já é utilizada por veículos como Ford Ka, Focus e Ranger, Chevrolet Cruze, Cobalt e S10, e nas linhas de marcas premium como BMW e Volvo. O dispositivo está a ser desenvolvido pela empresa em competições como o Rally Dakar.

A nova função será encarregada de agilizar, ao máximo possível, o atendimento ao motociclista em acidentes. De acordo com estudos da BMW, o serviço tem sido capaz de reduzir entre 40 e 50% o tempo de chegada do socorro.

Funcionamento
Para que a interface funcione é necessário haver sinal de celular entre moto e a central de atendimento da marca, denominado "eCall".

A chamada leva em conta três cenários: acionamento automático imediato (em caso de queda grave); automático após 25 segundos (queda leve, permitindo que o piloto cancele caso o resgate não seja necessário); e manual, por comando do motociclista.

Neste último caso basta acionar o botão "SOS", somente com a moto parada e a ignição ligada. Em todos os cenários um aviso no painel da moto alerta que o eCall foi solicitado. Quando o pedido é manual, uma chamada de voz é estabelecida e o piloto pode conversar em sua língua nativa.

Outra característica interessante é que diversos sensores na moto detectam movimentos como aceleração e ângulo de inclinação, entre outros, para determinar se foi ou não um acidente e definir se existe real necessidade de pedir automaticamente um resgate.

Os sensores são capazes até de detectar, por exemplo, se você derrubou a máquina em um estacionamento.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente