Vendas no varejo dos EUA caem 0,3% em março, ante previsão de estabilidade
Na comparação com março do ano passado, as vendas no varejo aumentaram 1,7%. Os dados de fevereiro foram revisados para mostrar estabilidade nas vendas em relação a janeiro, em vez da queda de 0,1% calculada inicialmente. Em janeiro as vendas recuaram 0,4% sobre dezembro.
Excluindo veículos motores, as vendas no varejo dos EUA subiram 0,2% em março, menos que a alta de 0,4% prevista. Excluindo gasolina, as vendas caíram 0,4%. E excluindo ambas as categorias, houve aumento de 0,1%.
As vendas no varejo são uma medida importante dos gastos com consumo, que correspondem a cerca de dois terços da produção econômica norte-americana. As famílias nos EUA têm se beneficiado da gasolina relativamente barata e da melhora no mercado de trabalho há mais de um ano, mas os salários vêm crescendo lentamente, outros indicadores da economia continuam mistos e os mercados financeiros mostraram volatilidade nos primeiros meses de 2016.
Isso tem limitado os gastos dos consumidores com bens e serviços e aumentado as taxas de poupança. Em todo o primeiro trimestre deste ano, as vendas no varejo caíram 0,1% em comparação com o quarto trimestre de 2015.
Os gastos com veículos e autopeças diminuíram 2,1% em março. Os norte-americanos também reduziram os gastos em restaurantes e bares, lojas de roupas e lojas de departamento.
Os dados de vendas no varejo dos EUA são ajustados por fatores sazonais, mas não por mudanças nos preços. O relatório não inclui estimativas para a maioria dos serviços, que correspondem a boa parte dos gastos com consumo no país. Fonte: Dow Jones Newswires.
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