Participamos do

Fitch rebaixa Arábia Saudita de AA para AA-, com perspectiva ainda negativa

08:20 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje os ratings de longo prazo da Arábia Saudita, em moedas estrangeira e local, de AA para AA-. A perspectiva dos ratings permanece negativa. Já o teto país dos ratings sauditas foi mantido em AA+.

Em comunicado à imprensa, a Fitch atribuiu a decisão a suas novas previsões para os preços do petróleo em 2016 e 2017, que foram reduzidas a US$ 35 e US$ 45 por barril, respectivamente, e também à forte ampliação do déficit do governo central saudita, que saltou para 14,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, de 2,3% em 2014.

A Fitch prevê que o déficit da Arábia Saudita, que é o maior exportador mundial de petróleo, diminuirá apenas marginalmente este ano, após uma recuperação moderada nas cotações do petróleo, que deverá ser mais substancial em 2017.

A agência também considera que os riscos geopolíticos da Arábia Saudita são relativamente altos em relação aos de países que têm rating AA. "As tensões entre Arábia Saudita e seu rival regional de longa data Irã aumentaram e deverão persistir, embora um confronto direto seja altamente improvável", comentou a Fitch.

Ainda segundo a Fitch, as intervenções militares dos sauditas no Iêmen e Síria mostram maior agressividade de Riad na política externa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente