Participamos do

FGV: famílias sentem que situação financeira pode piorar

08:40 | Abr. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As famílias brasileiras sentem que a situação financeira está ruim e ainda pode piorar nos próximos meses. O indicador dá uma ideia de que os brasileiros estão com o orçamento apertado e têm dificuldades para pagar as contas do mês. Essa preocupação foi a principal razão para a queda de 2,7 pontos na confiança dos consumidores em abril ante março, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação financeira da família no momento atual caiu 4,1 pontos, ao passar de 61,0 pontos em março para 56,9 pontos neste mês. Já o indicador que mede o grau de otimismo em relação aos próximos seis meses é o que mais contribuiu negativamente em abril, com queda de 8,9 pontos. Ambos os indicadores atingiram o menor nível da série iniciada em setembro de 2005.

"O resultado decorre de um cenário econômico e político que parece difícil de ser resolvido rapidamente", avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota oficial.

No sentido contrário, as avaliações sobre a situação econômica do País registraram melhora neste mês. Em relação ao presente, a alta foi de 0,9 ponto. Já sobre o futuro, houve avanço de 4,7 pontos na passagem do mês.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente