Participamos do

Kuroda, do BoJ, diz que inflação fraca não tem relação com iene valorizado

08:50 | Mar. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse hoje não acreditar que a fraqueza recente da inflação se deva à tendência de valorização do iene frente ao dólar. Segundo Kuroda, a inflação deve estar sendo pressionada principalmente pelos baixos preços do petróleo.

Kuroda admitiu, no entanto, que flutuações cambiais afetam "os movimentos de preços de grandes itens ao longo do tempo", em resposta à pergunta de um oposicionista durante sessão no Parlamento.

Além de afirmar que o iene forte não está por trás do fato de a inflação japonesa permanecer abaixo da meta de 2,0% do BoJ, Kuroda reiterou que a política monetária do BC japonês não tem o objetivo de afetar o mercado cambial.

O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão, que exclui os voláteis preços de alimentos, ficou estável na comparação anual de janeiro, segundo dados recentes do governo.

Além disso, uma medida de inflação do BoJ que desconsidera os custos de alimentos e energia desacelerou pela primeira vez em um ano em janeiro. No primeiro mês do ano, o índice subiu 1,1% ante janeiro de 2015, após avançar em ritmo anual mais forte em dezembro, de 1,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente