Participamos do

Justiça pede reintegração de fábricas da Mabe

10:00 | Mar. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Funcionários da empresa Mabe na unidade Hortolândia (SP), que está ocupada desde 18 de dezembro de 2015, receberam na tarde de ontem uma notificação judicial determinando a reintegração de posse da fábrica. O grupo mexicano, que fabrica eletrodomésticos e detém no Brasil as marcas Dako, Continental e GE, entrou em falência judicial e desde dezembro os 1,9 mil funcionários não recebem salários nem seus direitos trabalhistas.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas Jair dos Santos disse que na notificação foram estipulados 15 dias para que os trabalhadores possam contestar a ação antes do cumprimento da ordem.

Uma assembleia com os mil da unidade de Hortolândia para discutir o assunto foi marcada para segunda-feira. A administradora da massa falida alega que está impedida de entrar na fábrica para dar sequência ao gerenciamento de ativos para o pagamento de credores.

Jair dos Santos diz que não há impedimento para a entrada na unidade. "Os trabalhadores estão ocupando somente o restaurante, os refeitórios e áreas de lazer", afirmou.

Logo após receber a notificação judicial, o sindicalista e o advogado do sindicato foram conversar com o juiz Eduardo Bigolin, da 2ª Vara Cível de Hortolândia. "Fomos explicar a situação dos trabalhadores, que estão sem receber seus direitos desde dezembro. A administração da massa falida diz que a unidade é rentável e quer retomar as atividades. Nós também achamos, mas queremos que sejam readmitidos os antigos funcionários", afirma.

Cerca de 80 trabalhadores fazem um rodízio e ficam na Mabe, inclusive dormindo no local. A comida deles é preparada com doações de trabalhadores de outras empresas e de moradores de Hortolândia e da região, que deixam suas doações em uma barraca armada em frente da fábrica.

Barricadas

Outra unidade da Mabe, em Campinas, que tinha 900 funcionários, também está ocupada e a administradora judicial pediu reintegração de posse com urgência.

Os trabalhadores dessa unidade ainda não receberam a notificação, mas já fizeram barricadas nas entradas para evitar invasões.

O sindicato acusa a multinacional de ter usado a falência judicial como forma de reduzir os custos das suas fábricas no Brasil, que teriam suas atividades retomadas com novo registro e com salários menores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente