Participamos do

Ceará tem queda menor do que a nacional em vendas do varejo

09:20 | Mar. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O volume de vendas no varejo teve variação negativa de 1,5% no território nacional no mês de janeiro em comparação com dezembro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 10. A queda foi menor do que a registrada no Ceará, que foi de 0,7%.

Nos números referentes à variação entre janeiro e o mesmo período no ano anterior, a queda também foi menor do que a nacional, com o Ceará tendo tido diminuição de 10,2% frente a 10,3% no Brasil.

Em âmbito nacional, as vendas caíram 1,5% em janeiro de 2016 ante dezembro de 2015, na série com ajuste sazonal. A variação negativa entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado, no entanto, chegoua 10,3%, pior resultado desde o início da série histórica, em 2001.

 

Considerando todos os meses do ano nesse tipo de comparação, a queda no volume vendido em janeiro foi a mais acentuada desde março de 2003, quando teve retração de 11,4%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

os grupos de atividades que mais tiveram queda em janeiro com relação a dezembro foram Material de construção (-6,6%) e Móveis e eletrodomésticos (-4,3%). Os únicos itens que tiveram variação positiva foram Equipamento e material para escritório, informática e comunicação (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

 

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 1,6% em janeiro ante dezembro do ano passado, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam queda entre 0,60% a 2,50%, e em linha com a mediana de - 1,60%.

 

Redação O POVO Online com agências

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente