Participamos do

BC divulga ranking dos bancos com mais reclamações

Em primeiro lugar do ranking, com mais de 2 milhões de clientes, está o BMG com índice de 66,4, resultado de 154 reclamações procedentes para 2,319 milhões de clientes
13:26 | Mar. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Banco Central (BC) registrou cerca de 2,669 reclamações contra bancos e financeiras em fevereiro, mesmo assim, houve uma retração de 9,4% em relação ao mês de janeiro. Foram levadas em consideração somente aquelas tidas como procedentes, que rompem com as normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em primeiro lugar do ranking, com mais de 2 milhões de clientes, está o BMG com índice de 66,4, resultado de 154 reclamações procedentes para 2,319 milhões de clientes. Em seguida, aparece o Itaú com índice de 8,53, cujo o n[umero de reclamações é de 513, com o total de 60 milhões de correntistas.

Bradesco aparece na terceira posição com 77 milhões de clientes e apresentou o índice de 8,41 com 651 queixas. Já a quarta colocação ficou com a Caixa que obteve índice de 7,35, no total de 78 milhões de clientes, com 579 reclamações. E em quinto lugar está o Banco do Brasil com índice de 5,17, que representa 293 reclamações no total de 57 milhões de clientes.

As queixas de “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartão de crédito” lideram o ranking geral de reclamações com 300 ocorrências.  A Caixa respondeu por 119 delas. Também aparece a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 259 queixas. Nesse caso,  Itaú é líder com 99.

Metodologia
Para realizar o ranking, o BC considera o número de reclamações procedentes, divide pelo número de clientes e multiplica por um milhão. Além disso, divide os bancos entre os que apresentam mais de 2 milhões de clientes e os que possuem abaixo disto. São considerados clientes aqueles com depósitos, em contas correntes e poupanças, cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC.

Confira as 10 posições do ranking

 

Redação O Povo Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente