Participamos do

BC da Austrália mantém taxa de juros na mínima histórica de 2,0%, como esperado

04:40 | Mar. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu hoje manter sua taxa básica de juros inalterada pela nona reunião de política monetária consecutiva, na mínima histórica de 2,0%, nível em que se encontra desde maio do ano passado. A decisão veio em linha com a previsão dos economistas.

O RBA, porém, deixou aberta a possibilidade de futuros cortes nos juros, caso a economia australiana perca força mais adiante.

A tendência de queda dos preços das commodities e de valorização do dólar australiano pode levar o BC australiano a voltar a cortar juros nos próximos meses, assim como choques inesperados da economia mundial.

Em comunicado divulgado após a decisão, o presidente do RBA, Glenn Stevens, comentou que eventual inflação baixa abrirá espaço para novas reduções de juros, se necessário.

"Na reunião de hoje, o comitê (de política monetária do RBA) julgou que são razoáveis as perspectivas de crescimento continuado da economia, com a inflação próxima à meta", afirmou Stevens. "O comitê, portanto, decidiu que a atual estrutura da política monetária permanece apropriada."

Às 4h28 (de Brasília), o dólar australiano se fortalecia a US$ 0,7179, de US$ 0,7142 no fim da tarde de ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente