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Faturamento dos shoppings no Ceará atinge R$ 4,95 bilhões

Cifra é referente ao ano de 2015. Segundo a associação de shoppings (Abrasce), crescimento foi de 10% no comparativo com 2014, contabilizando os 16 estabelecimentos comercias do Estado
19:55 | Fev. 03, 2016
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O faturamento em vendas dos shopping centers do Ceará atingiu a cifra de R$ 4,95 bilhões em 2015, representando alta de 10% em relação ao ano de 2014. Os números são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). 16 estabelecimentos comerciais no Estado foram responsáveis pelo resultado.

“Isso se deve, especialmente, ao número de empreendimentos inaugurados no ano passado, além das expansões de alguns estabelecimentos”, considera a coordenadora estadual da Abrasce, Jacqueline Braga. Segundo a entidade, 15,2 milhões de pessoas visitaram os shoppings no Ceará. A Área Bruta Locável (ABL) ficou em 486.591 metros quadrados. Em Fortaleza, o faturamento girou em R$ 4,1 bilhões e movimentação de 12,7 milhões de visitantes nos estabelecimentos da Capital.

A perspectiva para 2016 deve seguir o percentual de crescimento para o Nordeste. A projeção é de um crescimento de 6,5% para a Região. O Ceará acompanhará o mesmo índice. “Como as inaugurações serão menores que no ano passado, nosso crescimento é semelhante ao do Nordeste”, afirma. O Nordeste concentra 80 dos 538 shoppings do País e apresentou R$ 25,3 bilhões em vendas. Representa 14,9% do mercado nacional. Atualmente o Brasil possui 538 shoppings e o faturamento proveniente das vendas atingiu R$ 151 bilhões no ano passado.

A descentralização dos shoppings nas capitais se mostra mais visível também em 2015. “A tendência é atingir bairros mais distantes, regiões metropolitanas e cidades do interior acima de 200 mil habitantes. A estratégia é atingir localidades não assistidas pelos estabelecimentos”, confirma Jacqueline.

Parceria
O desenvolvimento de parcerias e o engajamento dos shoppings para campanhas que movimentem o comércio em períodos de escassez de vendas foi tema da reunião ocorrida ontem na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Também foram debatidas questões que envolvem a Campanha Fortaleza Liquida, realizada entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março. Participaram representantes dos shoppings Iguatemi, RioMar, Del Paseo, Parangaba, além do Grupo Ancar Invanhoe, responsável pelo North Shopping Fortaleza, ViaSul, North Shopping Maracanaú e North Shopping Jóquei.

“Os shoppings têm apresentado crescimento na Capital, além da distribuição cada vez mais próxima do público consumidor dos bairros. Nossa expectativa, com a ação, é que o comércio varejista se movimente mais”, explica o presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto. A campanha englobará descontos aos consumidores em estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Nas últimas seis edições, foi contabilizado R$ 1,3 bilhão em vendas e 18 mil lojas participantes. A média de arrecadação do ICMS, conforme a CDL, aumentou 19,3% no período.

Garantir a retomada das vendas e a melhora dos números do setor varejista em 2016. Essa é a projeção do superintendente do Iguatemi, Wellington Oliveira, com a parceria. “O shopping não sobrevive sem o lojista. Temos o comprador como cliente, mas o nosso segundo cliente é o próprio lojista. Nosso papel é estar próximo do dele e garantir fôlego nas vendas”, reforça.

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