Participamos do

Inflação ao consumidor da zona do euro avança apenas 0,2% no ano em dezembro

07:25 | Jan. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 0,2% em dezembro de 2015 na comparação com igual mês do ano anterior, repetindo o resultado de novembro, segundo números preliminares divulgados nesta terça-feira pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A prévia de dezembro veio abaixo da expectativa dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que era de avanço de 0,3%.

A inflação na zona do euro permanece assim muito abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2,0%. O núcleo da inflação ficou inalterado em 0,9%.

Os formuladores da política e economistas esperavam que a taxa anual de inflação acelerasse a partir do fim do ano passado, já que avaliavam que o petróleo não repetiria as quedas do fim de 2014. Os preços da commodity, porém, recuaram novamente no fim de 2015, reduzindo as esperanças de um impulso significativo na inflação e tornando possível que o BCE novamente anuncie medidas de estímulo neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente