PUBLICIDADE
Notícias

UE investiga ajuda estatal de Portugal ao Banco Banif

21:40 | 24/07/2015
A União Europeia abriu uma investigação sobre uma reestruturação de 1,1 bilhão de euros do Banco Banif, dizendo que os subsídios estatais podem ter violado as regras de competição da UE. O governo português injetou 1,1 bilhão de euros de capital no Banif em janeiro de 2013, para permitir que a instituição atingisse os limites mínimos de capital impostos pelo regulador bancário.

Lisboa submeteu posteriormente um plano de reestruturação para o Banif, que recebeu várias emendas, as últimas em outubro de 2014. A Comissão Europeia, principal órgão regulador antitruste do bloco, disse nesta sexta-feira que o plano de reestruturação pode ter violado regras do bloco que preveem que o banco e seus proprietários contribuam de maneira suficiente para o custo de sua reestruturações e limita distorções à competição.

A UE agora buscará respostas das partes envolvidas, antes de tomar uma decisão final. Caso o regulador decida que Portugal realmente violou as regras de competição, pode exigir que o governo pegue todo o dinheiro ou uma parte dele de volta. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS