Participamos do

Sustentável antes de nascer

01:30 | Dez. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A tendência nas construções é pela sustentabilidade desde a elaboração dos seus projetos. Fernando Pessoa, sócio-proprietário da B&Q Renováveis, diz que as construtoras estão atentas às soluções de mini e microgeração de energia, agregando valor à construção. “O edifício se torna mais vendável porque facilita na tomada de decisão do consumidor”, diz.


Em relação aos arquitetos, Pessoa acrescenta que, como diretor do Sindienergia, está em conversação com a categoria para que as soluções energéticas sejam incorporadas aos projetos arquitetônicos.


O arquiteto e engenheiro civil, Cacá Vitoriano, diz que este mercado da mini e microgeração está começando a se estruturar. Ele ainda acredita que as questões mercadológicas são o que ainda impedem a disseminação das tecnologias sustentáveis.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Porém, acrescenta que a implementação das soluções não depende somente do mercado, mas de políticas públicas que exonerem o setor, barateando os equipamentos, o custo de importação e a qualificação de mão de obra.


“Também tem o lado das faculdades de arquitetura que ainda são um pouco conservadoras. Estamos em um momento de transição e elas (faculdades) já estão mudando”, enfatiza Vitoriano.

(Beatriz Cavalcante)



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente