Participamos do

O menor dos menores

01:30 | Dez. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fortaleza já possui uma infinidade de apartamentos compactos, na média dos 70 metros quadrados (m²), em diferentes áreas da Cidade. Mas e quando a oferta é de um imóvel com 40 m²? Esse foi o tamanho mínimo, indicado por especialistas, entre os empreendimentos já entregues na Capital.

 

Os menores dos menores estão variando até 50 m². E a tendência, afirmam, é de opções ainda mais compactas surgindo no mercado a partir de 2015. O tipo é de uma sala, quarto, cozinha e banheiro. A partir de 50 m², há alternativa com dois quartos. Apesar do estilo, não se enquadram na modalidade flat, caracterizada por oferecer sistema de camareira e possuir condomínios mais caros, por exemplo.


De 40 m² é um dos quatro tipos de planta que o Landscape Beira Mar oferece. O investimento, segundo consulta no site da construtora Tecnisa, é atualmente de R$ 389.910 à vista. A entrega aconteceu no início do ano, conforme o diretor de vendas da Lopes Immobilis, Dirceu Lopes. O tamanho mais reduzido foi, inclusive, o que apresentou maior procura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Isso por causa da demanda de turismo. Vendeu muito rápido, tanto no lançamento quanto na fase e entrega”, explica. O perfil do comprador foi, principalmente, do público de Fortaleza, investidores e pessoas de outros estados - muitos do Norte do País. Outro exemplo é o My Way, na rua Tibúrcio Cavalcante com avenida Abolição, empreendimento da construtora Helbor. São 161 unidades de 47 m², com previsão de entrega para 2016. São dois tipos de planta - com dois dormitórios ou com living ampliado.


“Esse tipo de imóvel interessa aos solteiros, ou um casal que está buscando o primeiro imóvel”, afirma o corretor e consultor imobiliário Alex Winter. A estrutura de lazer conta com salão de festas, churrasqueira, piscina recreativa, playground, SPA, lavanderia, entre outros equipamentos. “Esse é um fenômeno recente. Além de que, muitos empreendimentos desse perfil possuem ótimas localizações. E sempre são bem vendidos, pelo preço”, avalia.

 

Negócios
Dirceu Lopes reforça que, apesar de prevalecer lançamentos deste perfil na região da Beira Mar, o mercado sinaliza que essa prática está mudando e chegando a outras regiões de Fortaleza. “O construtor enxerga que há um público crescente para o turismo de negócios”, informa. O diretor de vendas da Lopes destaca o bairro Guararapes como área que deve receber cada vez mais esse tipo de produto.


“São apartamentos compactos para estudantes, porque ali concentra muitas faculdades, e para empresários que vão participar de eventos no Centro de Eventos”, explica. “Recebi muitas pessoas que estão vindo a Fortaleza por causa do Pecém e avaliam se vão permanecer na cidade, e não necessariamente na Beira Mar, que tem um aluguel muito alto”, cita Dirceu.


São pessoas interessadas em trabalhar e morar no mesmo lugar. “Em São Paulo é uma realidade consolidada. Fortaleza necessita e está investindo”, comenta. É, portanto, um mercado em expansão. (Viviane Sobral)

 

Frase

Os menores dos menores se concentram, principalmente, na região da Beira Mar. A tendência é se expandir para outras áreas e alcançar, também, o turismo de negócios

 

20 M²

PREVISÃO. Sem dar detalhes, Dirceu Lopes, diretor da Lopes, antecipa que há um projeto previsto com 20 m² de área (ainda não confirmado) em Fortaleza

 

MOBÍLIA

 

INVESTIMENTO. Para quem pensa em investir ou já está de mudança, a mobília é uma preocupação para fazer o espaço render.

 

PROJEÇÃO. Para dar uma ajuda a quem vai reformar, O POVO realizou uma consulta. Para 40 m², a Diart Projetos, especializada em móveis planejados, estima um investimento em R$ 25 mil, em média, sujeito a alteração a depender do projeto. A projeção considera quarto (guarda-roupa médio, painel para cama e TV), sala (home com painel), cozinha americana (móvel do lado em que fica a pia) e banheiro (móvel abaixo da pia). 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente