PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 20 mil cearenses caem na malha fina

A Capital é a primeira em número de declarações retidas, seguida de Juazeiro do Norte e Sobral

11:03 | 09/12/2014

A Receita Federal reteve quase 938 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física relativo a 2014 na malha fina, segundo nota divulgada nesta terça-feira, 9, pelo órgão. Desse total, 20.665 pertencem a contribuintes cearenses.


Em número de declarações retidas, Fortaleza ocupa a primeira posição, com 16.781 casos, seguida de Juazeiro do Norte (2.130) e Sobral, com 1.754 declarações.


Segundo a Receita, 52% dos casos na malha fina se devem a omissão de rendimentos, quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora.

Veja Também: Caiu na malha fina? Saiba o que fazer


A lista de motivos para retenção da declaração segue com despesas médicas, 20%, ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com 10% dos casos, e a quantidade de dependentes, que responde por 7% dos casos.


O contribuinte retido na malha pode consultar a sua situação na página da Receita na internet e seguir as instruções presentes no site. Se houve algum erro na declaração prestada originalmente, ele deverá enviar uma declaração retificadora. Caso contrário, a contribuinte tem que agendar um atendimento na Receita Federal para solucionar o problema.

Redação O POVO Online
TAGS